Intel transmite dados a 40 Gbps pela luz

Arquivado em

A Intel anunciou nesta segunda-feira (17/09) o que classifica como o fotodetector de silício e germânio de melhor perfomance do mundo. O modelador é capaz de transmitir dados a 40 Gbps (Gigabits por segundo). A geração anterior, anunciada em abril de 2005, operava a 10 Gbps.
O anúncio foi feito durante uma prévia do Intel Developers Forum, que acontece entre 18 e 20 de setembro, em São Francisco, nos Estados Unidos. De acordo com Mario Peniccia, diretor do laboratório de Tecnologias Fotônicas da Intel, a tecnologia será demonstrada tecnicamente em 20 de setembro, em uma conferência em Tóquio.
A fotônica é a ciência cuja finalidade é o controle, manipulação, transferência e armazenamento de informações utilizando luz (fótons).
Atualmente, a tecnologia depende de materiais raros e o objetivo das pesquisas da Intel na área é viabilzar o uso de silício como base para os dispositivos fotônicos.

Fonte: IDG Now! external

Contran regulamenta identificação biométrica

Arquivado em

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução 249, regulamentou o procedimento de coleta e armazenamento de impressões digitais para identificação de candidatos e condutores em processo de habilitação ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida visa melhorar a identificação e o acompanhamento do candidato ou do condutor nos diversos serviços requeridos junto aos órgãos de trânsito.
Segundo a norma, as imagens das impressões digitais coletadas deverão ser encaminhadas ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que as enviará ao Departamento de Polícia Federal. Serão coletadas imagens das impressões dos dez dedos (decadactilar), sendo que as imagens do polegar e do indicador serão incluídas no banco de imagem do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
De acordo com a resolução do Contran, a tecnologia utilizada deverá ser capaz de capturar o desenho digital a seco, de forma rolada (de extremo a extremo). Os órgãos que já utilizam a identificação biométrica de forma pousada poderão continuar utilizando para a identificação, no entanto, para a captura e o armazenamento da imagem deverão ajustar o sistema para a forma rolada. Os Departamentos Estaduais de Trânsito têm até 03 de março de 2008 para realizarem as adequações técnicas.

Fonte:Portal da Segurança external

Teste a USB antes de inserir seu Pendrive

Arquivado em

Só quem já perdeu seu pendrive ao ligá-lo numa porta USB com polaridade invertida, saberá dar o devido valor a esta genial solução caseira. Trata-se de um testador muito barato, prático e fácil de fazer. Com um LED, um resitor, um conector USB e um pouco de solda, qualquer um pode fazer pequeno dispositivo que irá salvar a vida de muitos pendrivers pelo mundo afora. É claro que pode-se simplesmente ignorar as portas frontais dos PCs, já que as traseiras nunca vêm com a polaridade invertida. Mas muitas vezes as CPUs estão posicionadas de tal maneira que a parte traseira fica praticamente inacessível ou é extremamente incômodo alcança-la, tendo-se que inserir o conector às cegas, apenas no tato. De qualquer modo, fica aqui a dica para quem achar útil e que considere o pequeno esforço para fabricar o dispositivo, um investimento compensador para o seu dia a dia. O esquema todo, com detalhes, fotos e comentários estão em Teste de USB - Evite queima de Pendrive external


Microsoft Surface: PC sem mouse nem teclado

A Microsoft está lançando no mercado um computador em formato de mesa em que o mouse e o teclado são substituidos pelo toque direto na tela que promete revolucionar nossa relação com a informática. Na verdade, o que há de essencial neste projeto já não é novidade há algum tempo. Jeff Han, um pesquisador da Universidade de Nova York external, já havia apresentado um dispositivo para manipular ojetos virtuais chamado Multi-Input Touch Screen external. O Tio Bill fez o que costuma fazer como ninguém: aproveitou uma tecnologia desenvolvida por outros, personalizou para ficar com a cara da sua empresa, empacotou tudo num produto e lançou como se fosse uma grande novidade, com toda a alegoria mercadológica que a Microsoft sabe fazer muito bem. O MS Surface ainda é um protótipo que deverá ser comercializado até o final de 2007, inicialmente à clientes empresariais, pela bagatela de 5 mil dólares, no mínimo.
Críticas à parte, é bom saber que estamos caminhando para uma época livre de tendinites.


Teste seu DesignWeb em diversos navegadores

Arquivado em

Quem desenvolve sites para a web, precisa estar atento ao modo como suas páginas irão ser mostradas nos mais diversos navegadores existentes no mercado. É claro que se pode construir um site que seja 100% funcional apenas no IE6, por exemplo, que corresponde a grande maioria, isso é verdade. Aliás, não é raro exemplos de sites que utilizam tecnologias como VBScript que não funcionam senão no IE. O fato é que cada vez mais pessoas estão optando por outros navegadores como Opera, Firefox, SeaMonkey, Safary e tantos outros e se o design de um site não considerar esta realidade, está correndo o risco de perder um relevante parcela de usuários que poderiam se interessar pelo conteúdo que se tem a oferecer.
Uma boa solução para não precisar instalar todos os navegadores e testar o site em um por um, é o serviço oferecido pelo browsershots.org external. Lá você pode submeter se WebDesign para ser testado em dezenas de navegadores, obtendo um screenshot com os resultados. Um serviço grátis, eficiente e extremamente útil.


A propriedade z-index

Arquivado em

Esta é uma propriedade external CSS bastante útil quando nosso layout exige que algum elemento como uma camada div, por exemplo, seja posicionado por trás de outro. Automaticamente, os elementos se sobrepõem na ordem em que aparecem no código (x)html: os que são escritos primeiro ficam por cima dos posteriores. A sobreposição de blocos que estão instanciados depois de outros pode ser necessária por motivos estéticos ou funcionais. Na minha experiência, o principal motivo que tenho tido para usar o z-index é o fato de que os links ficam inacessíveis caso estiverem em camadas que estão por baixo de outra.
Agora, para que o z-index funcione, precisamos atentar para alguns detalhes:

  1. O elemento precisa ter alguma declação de posicionamento
    • position:absolute;
    • position:relative;
    • position:fixed;
  2. z-index pode receber valor negativo, mas cuidado:
    • No Firefox o elemento some se algum dos elementos "pai" no qual ele está contido, também não tiver uma declaração 'z-index' e um 'position'...
    • Mas se você fizer isto, o IE6 não vai mais aceitar valores negativos para elementos filhos, apenas entre camadas separadas.

Taí a dica. Teria muito mais coisa sobre o comportamento desta propriedade. Pretendo escrever um estudo mais aprofundado num artigo. Acho que merece.


Cuidado: NicRegistro.com é golpe

Também quero deixar registrado aqui que recebi um boleto fraldulento do bando de picaretas, estelionatários que atendem pelo nome de NicRegistro external.
É de fato impressionante como estes bandidos permanecem aplicando este crime há tanto tempo sem nenhuma represália, sendo que se trata de um golpe amplamente conhecido e divulgado. Basta fazer uma busca pelo nome deles que irão aparecer centenas de relatos e reclamações sobre estes famigerados boletos. Será que só as autoridades ainda não tomaram conhecimento desta barbaridade. Na verdade temos que acreditar na ignorância deles para não supôr algo mais grave... o que, aliás, não seria nenhuma surpresa, não acham?


Sintetizador futurista

Arquivado em

Um time de "luthiers digitais", sob direção do Dr. Sergi Jordà, trabalhando no Music Technology Group external, filiado à Pompeu Fabra University external de Barcelona, desenvolveu um, no mínimo, curioso sintetizador pra lá de futurista. Trata-se do ReacTable external. Um instrumento musical multi-usuário, eletro-acústico cuja interface é uma mesa translúcida que tem sua superfície continuamente analizada através de uma câmera de vídeo que determina a posição e a orientação dos objetos sobre ela, cada qual representando um componente dos sintetizadores modulares clássicos. Uma combinação de forma, volume e coordenadas controlam a estrutura topológica e os parametros do sintetizador, produzindo a mágica. Teóricamente é mais ou menos isso, na prática, só vendo mesmo.


Sintetizador de voz com sotaque tupiniquim

Graças ao ao programador Tarcisio Carlos Xavier Saliba, nossos PCs já podem falar sem aquele irritante sotaque norte-americano. O programa "Falador", como foi batizado, tem seu código portado para MSWindows, mas também é possível instala-lo em GNU/Linux através do Wine external ou do CrossOver external. O vídeo mostra o Falador sendo executado sobre o Gnome. Mais informações sobre o programa, inclusive como instala-lo e usa-lo em ambas as plataformas, podem ser conseguidas no site WinuX external.


Extensão Firefox para desenvoldores web

Arquivado em

Quem trabalha com desenvolvimento web e utiliza o Firefox, o Seamonkey, o Mozilla ou o Flock não pode deixar de instalar esta excelente ferramenta. Tratasse do Web Developer Extension external, um plugin que quando instalado, cria uma barra de ferramentas extremamente útil para a identificação e controle dos elementos e marcações de uma página web, com destaque para as folhas de estilo, embora não se resuma à elas. O download padrão é para a língua inglesa, mas na página existe um link para o download de uma versão com suporte a diversas outras línguas, inclusive o nosso bom e velho Português (Brazilian). Vale a pena conferir.


Conteúdo sindicalizado